Centros Históricos estão na nossa lista de preferências. Chegando em São José tivemos o privilégio de morar no bairro Centro Histórico, vivendo os ares de bucólico no cotidiano. O roteiro para receber amigos nesta época, ainda sem carro, começava pelas andanças nas proximidades de casa.
Hoje seguimos indo ao bairro vizinho para levar novos visitantes, ou ainda para freqüentar bares e restaurantes, uma vocação do local. É ali que fica o Restaurante Pão-por-Deus, apresentado na abertura do blog, onde no inverno é servido um buffet de sopas muito especial. Também, o Restaurante Du Gandolfo, casa de massas de 1ªqualidade, e o Café da Corte, bar novo que arrasa pela decoração e boa música ao vivo (http://www.cafedacorte.com.br/).
O Centro também é palco de muitas atividades culturais boas que pesam menos no bolso. Dentre elas apresentações com entrada franca organizadas pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (http://www.ctpmsj.sc.gov.br/) e a Festa do Divino, festa açoriana que acontece em maio em que é montada uma espécie de quermesse.
Não podíamos deixar de registrar aqui o saudosismo pelo fechamento de um dos locais mais espetaculares que conhecemos por aqui, o Cine Bar York (http://analgesico.wordpress.com/2008/10/09/triste-fim-do-cine-york/). Também a revolta pela derrubada ilegal do Casarão da Rua Getúlio Vargas s/n, em frente ao corpo de bombeiros (http://oisaojose.com.br/site/index.php?ed=172&pag=show_editorial&editorial_atual=5&total=2&materia=1339). Revoltante constatar que o valor monetário de algo é mais decisivo que sua importância cultural...
P.S.
Escrever esta nota nos fez lembrar das boas as lembranças partilhadas de Olinda(PE), Ouro Preto e Tiradentes (MG), mas também das de Goiás Velho (GO), Parati (RJ), Pelourinho (BA) e São Cristovão (SE). Além disso, de uma casinha antiga bem familiar, a Casa Velha da Vó da Raquel, que fica em Vila Vasconcellos (hoje Sentinela do Sul-RS). Resolvemos postar uma foto da casa, que também foi roteiro de alguns passeios no tempo de Porto Alegre, com o nosso querido Fusca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário