O ideal era ter publicado a parte II do passeio logo após a parte I, né? Mas as emoções destas últimas idas para Porto Alegre provocaram o tópico "Idas e Vindas". Depois disso um super silêncio, conseqüência de doses elevadas de trabalho e estudo. Mas retomemos. (Ah, para quem não leu a parte I do passeio, segue o link: http://catauchos.blogspot.com/2011/04/passeio-de-barco-parte-i-ilha-de.html)
Bom, depois de almoçar em Governador Celso Ramos o barco parte para a ilha de Anhatomirim. A ilha fica bem pertinho da costa, cerca de 150 metros. De longe, é possível observar prédios de gerações diferentes, pois além das fortificações, ali foram construídos edifícios durante a Segunda Guerra (uma antiga Estação Radiotelegráfica e uma Usina de Eletricidade).
Na chegada a gente já se surpreende pelo estilo da entrada, diferente de tudo que se vê por aí em fortificações, já que se caracteriza por um desenho de influência oriental. É muito interessante!
Com guia se recebe algumas informações históricas. Em 1894, durante a Revolução Federalista, que agregou homens da Revolta da Armada, a Ilha foi palco do fuzilamento de opositores do governo de Floriano Peixoto (http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/a_tragedia_de_desterro_imprimir.html). Isso talvez seja a causa do nome Florianópolis - uma homenagem a vitória de Floriano Peixoto - não ser muito popular na terrinha.
A caminhada na fortaleza é bem agradável. Encontramos por lá uma corujinha simpática, e vimos também uma jaqueira bem carregada. Ah, as exposições montadas deixam um pouco a desejar, inclusive na manutenção e renovação. Inclusive o aquário de mamíferos, antes instalado na casa da Pólvora, foi fechado.
Seguem as fotos que selecionamos...
Boa noite, Raquel! Primeiramente, seja bem vinda ao blog, volte sempre que quiser!
ResponderExcluirBom, quando ao saco a vácuo, eu, realmente, super recomendo, a coisa que eu deixei mais tempo dentro dele foi um edredom, acho que ficou uns 5 meses, e quando tirei ele, ele estava ótimo, um pouco amassado, mas o volume voltou tranquilamente, eu também tinha essa preocupação que você está tendo agora, mas fique tranquila.Depois me conta se vc gostou, tá?
Abraços.