Há alguns dias fizemos um passeio de barco para conhecer as Ilhas de Ratones e Anhatomirim, onde há fortificações históricas. Trata-se de um passeio bem turístico (e meio carinho), daqueles que muita gente de fora faz, mas que é conhecido também pelas pessoas daqui, inclusive através da escola.
As duas fortalezas são mantidas pela UFSC, junto com uma terceira, que fica na Praia do Forte, localizada na Ilha de Santa Catarina (nome dado para a grande ilha onde se situa a maior parte do município de Florianópolis). Eles formavam um triângulo de defesa - que não funcionava muito bem porque os canhões não tinham grande alcance - na região norte de Desterro (forma antiga de nomear Florianópolis), e por isso de qualquer um deles é possível avistar os demais (pequeninos, é claro). Para saber mais sobre as três fortificações e sobre o projeto da UFSC acesse http://www.fortalezas.ufsc.br/.
Ah, nesta região do litoral existem outras 3 fortificações. Um deles é o Forte de Santana, que fica "no pé" da ponte. Embora não tenhamos o visitado, foi fotografado na saída do passeio. Os outros dois são o Forte Santa de Bárbara (que fica no centro, em uma área de aterro, e, portanto longe do mar) e o forte localizado na Ilha de Araçatuba, entre a praia de Naufragados e do Sonho. Ah, segundo o guia do passeio eles são parte de um conjunto de cerca de 15 fortificações que foram mapeadas na região de Floripa (http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Fortifica%C3%A7%C3%B5es_de_Florian%C3%B3polis).
Bom, a seguir compartilhamos nossos registros da primeira parte do passeio, em especial na Ilha de Ratones.
O Forte de Santana e a Ponte Hercílio Luz. Curiosidade, em uma pesquisa rápida da internet se entende que fortes e fortalezas são coisas diferentes, os primeiros mais simples.
As pontes de um novo ângulo.
Ratones Grande (no fundo) e Ratones Pequeno.
A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.
Andando na ilha. Ah, parece que há uma trilha lá, não muito freqüentada, também pelo tempo de parada dos barcos.
Daniela vista da Fortaleza.
Agora do barco, rumando para o almoço. Na esquerda Ratones, no meio Anhatomirim, na direita um pedaço de terra de Governador Celso Ramos.
O passeio tem uma parada no almoço na Baia dos Golfinhos, em Governador Celso Ramos, o cantinho merece destaque e será comentado em breve.
OBS: Já estávamos com o post praticamente pronto, quando fomos "pegos de surpresa" pela exibição do roteiro no Jornal Hoje dessa sexta-feira (29/04/2010).