*Pago (espanhol/português): lugar onde se nasceu. Fonte: www.orbilat.com/Languages/Portuguese-Brazilian/Dialects/Brazilian_Dialects-Gaucho.html

quinta-feira, 24 de março de 2011

Floripa/Porto Alegre/Floripa - por ar

           Nossas viagens neste trecho Porto Alegre - Floripa geralmente são feitas de ônibus. É mais cômodo do que ir de carro, em especial pela falta de duplicação de alguns trechos (Araranguá,  Laguna,  Tubarão e Palhoça), e mais barato que ir de avião. Usamos muito uma linha mais em conta que descobrimos, o convencional-direto da Eucatur, sempre às 23h. A linha tem preço de comum e fica perto da qualidade de executivo, desde que você lembre de levar a sua própria água. Uma vantagem que tiramos deste horário é dormir em trânsito, deixando mais tempo para curtir na terrinha com os amigos.

            Aproveitando as promoções de avião, temos desfrutado, porém, de algum conforto maior. De leva, a vista fantástica das duas cidades nos pousos e decolagens, e com mais sorte, dos lugares bonitos no caminho. Compartilhamos aqui algumas fotos, que podem ser vistas em tamanho maior com um clique.

         Ah, isso nem é tudo. Não deu para registrar, mas foi possível ver a ponta de Itapuã e a Lagoa dos Patos, o litoral do RS, retinho com Torres fazendo a diferença, o rio Araranguá, e também os vales, com as nuvens encaixadas. 

         Depois delas nem precisaremos dizer para tentar pegar a janela na viagem de avião... Prefira o lado direito tanto na ida quanto na volta. 

Na linha da esquerda, Campeche, Armação e Matadeiro. 
Lá no fundo, entre os Morros, o Pântano do Sul. Na direita, a Lagoa do Peri.

Ah, a Lagoinha do Leste (no detalhe o curso de água doce que lhe dá o nome, e a graça). 
Pela direita o Pântano do Sul e na esquerda as praias de Matadeiro e Armação.

Essa é demais! As ilhas 3 Irmãs e a Ponta de Naufragados (em Floripa). Está virada para a Praia do Sonho, Ponta e Ilha do Papagaio. Dá para ver também a  Pinheira!   

Os Cânions, divinos também quando vistos de cima.

Porto Alegre é um encanto, em especial na beira do Guaíba. Olha lá, o Gasômetro!


Já na volta, as Lagoas do Litoral do Rio Grande do Sul.

Agora é a vez de Laguna, pelo meio das nuvens.

São José com sua Beira-Mar. Aparece até a nossa casa!

Agora já é a vez da parte continental de Floripa e das pontes.
(É, Florianópolis não é só a Ilha. 1/3 de seu povo vive neste pedaço de terra firme, colado em São José).

terça-feira, 22 de março de 2011

Colocando a viola na sacola

        A cada verão ficamos mais distantes do ano de 2008, quando, em um jogo de oportunidades X escolhas, decidimos deixar Porto Alegre para viver em Santa Catarina (no caso em São José). Neste 3º aniversário (2º se considerarmos a vinda definitiva) resolvemos escrever este blog para compartilhar as descobertas desta vida em trânsito. Assim a definimos, seja por estarmos longe de “casa”, seja porque estando aqui podemos fazer das viagens algo mais cotidiano. Registraremos neste blog em especial os roteiros que costumamos fazer com os amigos do Sul (ou do Norte) nos encontros que “atalham” quilômetros. Também, as observações feitas sobre a nova terra, na perspectiva não de turistas, mas de recém chegados Cataúchos... 

Nota 1: Foto tirada na frente do Restaurante Pão-por-Deus (http://restaurantepaopordeus.com.br), em São José. Ajuda a definir o que é ser Cataúcho!

Nota 2: Um fato inusitado desta terra é ver o nativo passeando com seu passarinho preferido, o Curió. Para saber mais clique em http://www.carosouvintes.org.br/blog/?p=17398